Parceria vai reunir diversos órgãos.
Preocupado com o aumento considerável de pedintes e de moradores de rua nas proximidades das festas natalinas, o secretário municipal de Assistência Social, Francisco Araújo, reuniu-se nesta segunda-feira (11) com o secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, para discutir a criação de um plano de providências, que tem como objetivo minimizar a situação dos moradores de rua nesse período. A reunião aconteceu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na Jatiúca.
Cada secretaria envolvida na causa vai trabalhar em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Uma equipe do Creas realizará um mapeamento das regiões que estão em vulnerabilidade social para que se possa trabalhar de forma contínua e permanente.
O secretário Francisco Araújo convidará representantes do Ministério Público Estadual, da Superintendência Regional do Trabalho, Delegacia da Mulher e de algumas secretarias municipais, para uma reunião na próxima semana, em que serão traçadas ações preventivas. Cada equipe trabalhará em conjunto com esses órgãos e articulará um passo a passo para definir o papel de cada secretaria.
Para Araújo, esse é o primeiro passo para que as ações preventivas sejam realizadas com sucesso. “Precisamos do apoio de todos e vamos trabalhar em conjunto, de forma contínua e permanente, para tentar minimizar a situação de pobreza e mendicância, principalmente no período natalino, em que muitas pessoas chegam de outras cidades para pedir esmolas em Maceió.
Também participaram da reunião a secretária adjunta da Semas, Sandra Lopes, a coordenadora geral do Creas, Aline Dantas, representantes da fiscalização das superintendências de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), a chefe de gabinete da Semas, Rosemery Rodrigues, além da equipe do Creas.