Categorias: Saúde

Atividades na orla contra doenças reumáticas

Doenças reumáticas avançam no mundo moderno, afetando todas as idades

Ilustração

Ilustração

Sedentarismo, má postura, e hábito alimentar inadequado associado ao fator genético vêm gerando o aumento das doenças reumáticas no mundo moderno. E ao contrário do que se imagina, as patologias reumáticas (mais de 100), acometem não somente idosos, mas também adultos jovens e crianças, como diz a presidente da Sociedade Alagoana de Reumatologia, Janaína Rozendo. “Algumas dessas doenças são incuráveis, porém eficazmente controladas com medidas terapêuticas, daí a importância do diagnóstico”, adverte, lembrando que durante essa semana estão sendo desenvolvidas várias ações em nível nacional para alertar o público leigo sobre a importância da prevenção. “Em Maceió, a mobilização vai acontecer no próximo domingo, dia 17, mais precisamente na orla da Ponta Verde, enfatiza a médica.

Segundo ela, há estudos indicando um crescimento dos atuais 15% da incidência de reumatismo para 18.2% até o ano de 2010, em nível mundial. “A maioria das pessoas sequer tem ciência do problema, sua gravidade, importância da prevenção e tratamento precoce, daí o consenso, por parte dos médicos especialistas da área, para mobilizar a população com atividades educativas em nível nacional, sendo que cada Estado tem calendário flexível, dentro da Semana do Reumatismo.

Durante o domingo 17, serão prestados esclarecimentos, das 8:00 às 13:00hs, em frente ao restaurante Lopana, pelos próprios reumatologistas. Paralelamente, terá aula gratuita de dança, alongamento e panfletagem educativa sobre a doença. “Nosso objetivo é contribuir para que as pessoas aprendam a perceber os sintomas, e consequentemente procurem logo cedo um tratamento adequado, resgatando a qualidade de vida”, frisou Janaína Rozendo.

De acordo com Janaína, é imprescindível ficar atento ao aparecimento de dor nas juntas, nas costas e membros em geral. “A falta de atenção aos sinais que o corpo dá eleva o número de pacientes reumáticos, tanto que um estudo da Sociedade Brasileira de Reumatologia indica o crescimento de 18.2% das doenças reumáticas até o ano de 2020. Atualmente esse índice é de 15%, sendo mais prevalentes a artrose e artrite reumatóide, afetando cerca de 30 mil crianças e adolescentes em todo o Brasil. E mais: uma população superior a 30 mil pessoas sofre de lúpus eritematoso sistêmico no País, quase um milhão tem gota, dois milhões têm fibromialgia e dois terços de todos os adultos brasileiros terão dor nas costas no decorrer da vida, sendo que 15% relatam dor frequentemente”, revela a profissional.

Essas doenças costumam gerar incapacidade para o trabalho, muitas vezes de forma definitiva, o que representa ônus para toda a sociedade. “Algumas patologias comprometem vários órgãos e sistemas, podendo ser potencialmente fatais, quando não se faz o diagnóstico e tratamento adequados”, alerta Janaína, ponderando que a medicina já dispõe de medicamentos de última geração, chamados de biológicos, cujos resultados são bastante eficientes. Todavia, é a atitude do indivíduo, em procurar atendimento médico o mais cedo possível, bem como adotar hábitos saudáveis, que favorece a qualidade de vida. “Nossa luta é no sentido de despertar as pessoas para essa consciência”, reforça, esperando o maior engajamento possível da população às atividades do próximo domingo, 17 de outubro, na orla da Ponta Verde.