NTPlás vai treinar trabalhadores para atender as indústrias.
A vinda de novos empreendimentos para Alagoas, especialmente da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP), criou uma necessidade: a preparação de mão de obra qualificada. Para atender à demanda dos últimos anos, foi construído o Núcleo de Tecnologia do Plástico do Senai Alagoas (NTPlás), no Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante, que será inaugurado na próxima segunda-feira (18), às 11h.
O Núcleo irá oferecer cursos de qualificação profissional, aperfeiçoamento e aprendizagem, e nasce sob a coordenação da Federação das Indústrias de Alagoas/Senai, Governo de Alagoas – por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) -, Sebrae Alagoas, Braskem e Sindicato das Indústrias do Plástico de Alagoas. Foram investidos recursos no valor de R$ 2,5 milhões para a construção civil e aquisição dos equipamentos, porém, houve doação de máquinas pela indústria Krona – tubos e conexões – e de outras unidades do Senai.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes, enfatiza que o objetivo do Núcleo do Plástico é treinar, capacitar e profissionalizar os operários alagoanos para que desenvolvam um bom trabalho nas empresas. “Com isso, Alagoas passará a ser, em definitivo, uma referência no Nordeste”, complementa o secretário.
“A indústria química e plástica representa para Alagoas um futuro de desenvolvimento econômico sustentável”, disse o presidente do Sistema Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade. Ele lembra que o Estado possui vantagens para a consolidação da cadeia produtiva, como a maior jazida de sal-gema do Brasil e a maior planta de processamento de cloro-soda da América Latina – Braskem.
Lyra também afirmou que o NTPlás vai agregar maior qualidade aos produtos e serviços das empresas instaladas em Alagoas, graças à sua moderna infraestrutura e à reconhecida qualidade dos cursos oferecidos pelo Senai/AL.
“O NTPlás tem estrutura moderna, de referência, suprindo a falta de mão de obra no mercado hoje, pois as indústrias de Alagoas possuem tecnologia de ponta. Alagoas está começando pela base, pelo alicerce”, explica o instrutor dos cursos do NTPlás do Senai, Paulo Roberto Kilder.
Para o gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, as iniciativas desenvolvidas hoje em parceria entre as instituições públicas e privadas são em favor do desenvolvimento econômico de Alagoas. “É fundamental observar todas as partes interessadas, ou seja, desenvolver de forma sustentável”, afirma Pradines.