Agências bancárias atenderão o público das 9h às 15h.
Começou às 0h deste domingo, dia 17, o horário brasileiro de verão. Dez estados do país, mais o Distrito Federal, devem adiantar o relógio em uma hora. Alagoas não adota a medida, mas é atingida nos serviços bancários, que abrirão e encerrarão o atendimento ao público uma hora mais cedo.
A mudança de horários ocorre no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Para o Ministério de Minas e Energia (MME), a medida visa reduzir a demanda por energia elétrica em horários de pico por meio do aproveitamento da luz solar. Por isso, o período escolhido para o horário de verão no Brasil, assim como em outros países no hemisfério sul, é o segundo semestre, entre a primavera e o verão, quando os dias são mais longos.
“A grande vantagem do horário de verão no Brasil não é a redução de consumo, mas a redução na demanda no horário de pico, o que evita sobrecarga no sistema. A economia no consumo não é tão alta”, diz Fernanda Gabriela Borger, professora da Business School São Paulo e pesquisadora da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Alagoas não altera o horário local, mas a partir desta segunda-feira, dia 18, as agências bancárias deverão antecipar em uma hora a abertura e o fechamento das agências. O atendimento passa a ser das 9h às 15h.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Fenaban), a medida é para se adequar ao horário da Central de Compensação, localizada em São Paulo.
O horário de verão será adotado até a 0h do dia 20 de fevereiro de 2011.