Categorias: Maceió

Igesp distribui brinquedos para filhas de reeducandos

A confecção dos brinquedos começou há dois meses.

A Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) distribuiu neste final de semana (16 e 17), nos presídios de Alagoas, dois mil kits – contendo brinquedos e lanches. Equipes de educadores, técnicos e agentes penitenciários participaram da ação voltada para filhos e filhas dos reeducandos.

Segundo a gerente de Educação,Produção e Laborterapia, o trabalho de confecção dos brinquedos começou dois meses antes. “Queríamos proporcionar um dia diferente para as crianças e os pais. É muito importante esse tipo de atitude porque traz alegria para as crianças e orgulho para os reeducandos”, comentou.

Os brinquedos foram fabricados pelos próprios reeducandos na Fábrica de Esperança. A Fábrica concentra as oficinas de laborterapia (artesanato, marcenaria, decupagem, marchetaria, fuxico, pintura em tecido, filé, biscuit, serigrafia, apicultura, horta, corte e costura e padaria) do sistema penitenciário alagoano.

A emoção das crianças recebendo brinquedos e guloseimas marcou a atividade que encerrou as comemorações da Semana da Criança. A fábrica de esperança funciona dentro do Sistema Prisional e emprega cerca de 120 reeducandos em 20 oficinas.

“Além de proporcionar uma maior integração entre reeducandos e suas famílias, a laborterapia ensina aos detentos uma nova profissão e promove a cidadania nos presídios alagoanos”, afirmou Sérgio Almeida, diretor de Educação, Produção e Laborterapia.

Favela de Jaraguá – A Intendência Penitenciária também aproveitou a oportunidade para distribuir 300 kits contendo brinquedos e lanches com as crianças da Favela de Jaraguá. “Isso é muito importante no trabalho de ressocialização. Saber que está contribuinodo para a alegria de uma outra pessoa, é muito importante dentro da cabeça do reeducando”, destacou Sérgio Almeida.