Categorias: Maceió

Caco Barcellos ministra palestra na Ufal

Jornalista da Rede Globo vem a Maceió para falar de violência urbana e sua relação com a mídia

Divulgação

Divulgação

O jornalista Caco Barcellos, responsável pelo programa Profissão: Repórter (Rede Globo), participa de mais uma edição dos Diálogos Universitários – projeto da Fundação Souza Cruz que já percorreu várias instituições de ensino no Brasil e ocorre pela primeira vez em Maceió (AL). A palestra do jornalista acontece no próximo dia 26 de outubro (terça-feira), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e tem como tema central “Violência Urbana”.

Barcellos, autor dos livros “Rota 66” e “Abusado”, tratará de aspectos da violência que nem sempre recebem o devido alerta, graças à ausência de procedimentos que deveriam ser adotados pelos veículos de comunicação. Com isso, segundo o jornalista, cria-se uma confusão no imaginário popular quanto ao motivo pelo qual o povo brasileiro é um dos mais violentos do mundo. Para ele, falar da cultura da violência é uma forma de abordagem diferenciada dos discursos oficiais sobre o tema que normalmente são veiculados nos meios de comunicação.

“O descuido com que os profissionais tratam desse tema faz com que as pessoas tenham comportamentos variados quando lidam com essa questão. Ou tem medo exagerado, derivado da falta de clareza do assunto, ou adotam comportamentos conservadores que tentam reagir ou reproduzir tendências dos coronéis responsáveis pela segurança pública do país que dizem como deve ser”, aponta Barcellos a respeito do tratamento que os meios de comunicação devem ter com a questão da violência.

As inscrições para assistir a palestra são gratuitas e podem ser realizadas através do site: www.dialogosuniversitarios.com.br.

Programa Diálogos Universitários – O Programa Diálogos Universitários é realizado pela Souza Cruz em parceria com universidades e estruturas representantes de alunos (empresas juniores, centros acadêmicos e escritórios modelo), aonde palestrantes renomados vão até a comunidade acadêmica para contribuir com as suas discussões. Atuando desde 2005, o Dialógos Universitários já teve várias edições atingindo aproximadamente 38 mil estudantes de todas as regiões do país.