Durante a campanha no primeiro turno, Heloísa não apoiou o candidato do seu partido à Presidência.
A vereadora Heloísa Helena, candidata derrotada ao Senado Federal, anunciou em nota oficial enviada por sua assessoria o afastamento da Presidência Nacional do Psol. Na nota de afastamento, Heloísa alega que apenas está formalizando o que já é uma realidade há meses. Durante a campanha no primeiro turno, Heloísa não apoiou o candidato do seu partido à Presidência.
A vereadora, conhecida pelo discurso contundente, alega que o partido enfrenta um ‘aprofundamento da desprezível carnificina política, ora transparente, ora dissimulado, mas absolutamente claro’. Em sua nota, destaca ainda ter sido eleita por uma chapa minoritária e que se afasta de suas funções em respeito à militância, questionando também a postura de dirigentes do partido que anunciaram o apoio à candidata do PT, Dilma Roussef, à Presidência da República.
Heloísa ainda agradece a solidariedade diante da sua derrota ao Senado. “Registro que enfrentei o mais sórdido conluio entre os que vivem nos esgotos do Palácio do Planalto – ostentando vulgarmente riquezas roubadas e poder – e a podridão criminosa da política alagoana. Sobre esse doloroso processo só me resta ostentar orgulhosamente as cicatrizes, os belos sinais sagrados dos que estiveram no campo de batalha sem conluio, sem covardia, sem rendição!”