De acordo com levantamento preliminar, a Marinha acreditava existir seis minas enterradas - graças à força da maré – em três pontos distintos da cidade.
A Marinha encerrou nesta quarta-feira, 20, a operação de buscas de seis minas marítimas, supostamente enterradas na costa de Maragogi, cidade do Litoral Norte do Estado, a 131 quilômetros de Maceió.
O capitão dos Portos em Alagoas, André Meire, destacou que a operação – que consistia em realizar uma varredura na área e no caso de localizar o artefato, detoná-lo – foi considerada um sucesso.
A operação de buscas se iniciou no último dia 5 e contou com a participação de especialistas vindos no Rio de Janeiro. De acordo com levantamento preliminar, a Marinha acreditava existir seis minas enterradas – graças à força da maré – em três pontos distintos da cidade. Em maio desse ano, durante a realização de obras de revitalização na cidade, operários se depararam com uma mina flutuante durante as escavações. O artefato, segundo a Marinha, teria sido utilizado durante a II Guerra Mundial.
Com o término da operação, a Marinha descarta a existência de minas nos locais vistoriados. A Prefeitura de Maragogi avalia, agora, os custos da operação para os cofres públicos, uma vez que uma das áreas onde a operação foi realizada fica localizada no centro da cidade, que passava por uma revitalização.
De acordo com assessoria de comunicação da prefeitura, os valores ainda estão sendo levantados, mas a prefeitura apoia a realização da operação, uma vez que descartou a existência das minas na região. Maragogi é um dos principais polos turísticos do Estado.
Segundo a assessoria da Capitania dos Portos em Alagoas, uma entrevista coletiva será concedida nesta sexta-feira, dia 22, às 11h.