PTB cobra fidelidade da deputada federal eleita.
A disputa pelo apoio da deputada federal eleita Célia Rocha (PTB) tem sido um ponto de polêmica nas eleições deste ano. A deputada – que marchou ao lado do candidato derrotado Fernando Collor de Mello (PTB) – chegou a ser uma das primeiras a se posicionar com o término do primeiro turno.
Em uma rádio de Arapiraca, Rocha declarou que votaria em Teotonio Vilela Filho, porque não teria como esconder que não volta em Ronaldo Lessa (PDT). A declaração da petebista gerou insatisfação dentro do partido de Collor, que agora marcha junto com os lessistas.
Fernando Collor afirma que cobrará unidade partidária de seu partido em torno da campanha do ex-governador e nega que Célia Rocha esteja apoiando Teotonio Vilela Filho, apesar da primeira declaração da parlamentar eleita ter sido pública.
Na semana passada, Collor – na condição de presidente regional do PTB – impediu, por meio de nota, que declarações de Célia Rocha, manifestando apoio ao tucano, fossem usadas no guia eleitoral da frente encabeçada por Vilela. Desde então, Célia Rocha foi posta na berlinda e – conforme bastidores – até mesmo ameaçada de um processo por infidelidade partidária, que poderia culminar na perda de seu mandato recém-conquistado.
Ao passo que Fernando Collor de Mello cobra unidade em Alagoas, ele mesmo foi liberado pelo PTB nacional – que apoia José Serra (PSDB) para a presidência da República – para pedir votos para Dilma Rousseff (PT), em Alagoas. Na prática, Fernando Collor não tem seguido a unidade partidária que tanto prega.
Porém, em relação à Célia Rocha, mesmo com a deputada federal eleita tendo mantido uma posição discreta desde o início das polêmicas, mais um sinal de seu apoio a Vilela ficou visível neste fim de semana. Em Arapiraca, reduto eleitoral de Rocha, o governador de Alagoas realizou uma caminhada ao lado do ex-governador de Minas Gerais e senador eleito, Aécio Neves (PSDB).
Porém, apesar da presença de Aécio Neves – um dos nomes mais fortes do “tucanato nacional” – o que chamou a atenção na caminhada foi o apoio hipotecado a Vilela pelo filho de Célia Rocha, o vereador Daniel Rocha, que – conforme bastidores – estaria inclusive na condição de representante de sua mãe. Vilela agradeceu a presença de Daniel Rocha e destacou a importância da cidade de Arapiraca nas eleições.
A carreata encerrou a campanha em Arapiraca. “Deixo uma mensagem de fé, de confiança que Alagoas está entrando num novo ciclo de desenvolvimento e que precisa ser completado com um novo mandato”, destacou Vilela na caminhada.
Quanto à Célia Rocha, saiu de cena e tem – oficialmente – pedido votos apenas a Dilma Rousseff (PT). Em recente entrevista, Collor disse que as declarações de Rocha, ao afirmar textualmente que “não conseguia esconder que era Teotonio Vilela”, foram mal compreendidas. “Eu falei com ela e a deputada me garantiu que seria fiel ao seu partido”, finalizou. Vilela, entretanto – em uma entrevista à imprensa – salientou: “estou feliz e profundamente emocionado pelo apoio declarado”.