Ao todo, serão utilizados 5.658 militares no policiamento durante o segundo turno em todo o Estado.
O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Dário César, se reuniu na manhã desta terça-feira, 26, para discutir com os oficiais superiores da corporação o plano operacional visando às eleições do segundo turno em todo o Estado. A reunião ocorreu no auditório da Secretaria de Defesa Social. Várias reuniões devem ocorrer até a próxima quinta-feira.
Todos os batalhões da capital e do interior receberão instruções sobre o emprego das tropas, que deverá embarcar na próxima sexta-feira, dia 29, às 6h30. Neste segundo turno, o efetivo será reduzido em 9%, segundo o comandante da corporação, devido à concessão de férias aos militares. "Não poderíamos ficar mais de dois meses sem conceder férias a ninguém. Como nesse segundo turno a votação será apenas para Governador e Presidente acreditamos que o trabalho será menor", avaliou.
Apesar na redução do número de homens, Dário Cesar diz que a expectativa da Polícia Militar de Alagoas é de que o pleito transcorra de forma tranquila. Também para este segundo turno, a Polícia Militar deverá utilizar 20 câmeras em locais de grandes aglomerações. A inovação tecnológica será utilizada para identificar pessoas que estejam realizando boca-de-urna, transporte de passageiros e venda de votos.
Ao todo, a PM empregará um efetivo de 6.570 policiais militares, sendo 3.286 na região metropolitana e 3.284 no interior do Estado. Como ocorreu no 1º turno, recrutas do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças reforçarão a segurança e, acompanhados de policiais experientes, atuarão na guarda das urnas no dia anterior até a hora da votação. Ainda, 49 policiais militares à disposição dos Gabinetes e das Assessorias Militares do Governador e do vice-governador, do Tribunal de Justiça e das Procuradorias gerais de Estado e da Justiça também reforçarão o efetivo.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar nesta terça-feira o pedido de tropas federais encaminhados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas. O reforço federal deve atuar em nove cidade alagoanas. No último dia 21, o TRE/AL aprovou reforço federal para os municípios de São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos, Porto de Pedras, Batalha, Cacimbinhas e Boca da Mata. No primeiro turno, 12 cidades alagoanas contaram com o reforço de tropas federais.