Projeto prevê a aplicação de R$ 2 milhões.
Nesta terça-feira (26), o projeto Recuperação Rio Coruripe (Recor), que prevê a recuperação da mata ciliar da região mediana da bacia hidrográfica Coruripe, foi selecionada pelo Edital Petrobras Ambiental. A Associação Progestão de Recursos Hídricos (AGERH) da Região Hidrográfica do Rio Coruripe, criada para ser a Secretaria Executiva do Comitê de Bacia da área, foi uma das 44 selecionadas entre 928 concorrentes de todo Brasil e foi a única entidade de Alagoas contemplada. O projeto prevê a aplicação de aproximadamente R$ 2 milhões.
O Projeto inscrito no edital executará a restauração das áreas degradadas de matas ciliares dos principais corpos d’água inseridos na parte mediana da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe, onde estão localizados os municípios de Teotonio Vilela e Junqueiro. A área é de aproximadamente 67 hectares. A próxima etapa do Edital Petrobrás Ambiental será a de contratação e firmamento de parcerias para iniciar os serviços de recuperação ambiental.
Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe, que é presidido por Geraldo Gomes de Barros Neto, e o presidente da AGERH, Allan Pedrosa, estão no Rio de Janeiro onde acompanharam o resultado final do edital. A escolha do projeto confirma o bom momento vivido por Alagoas nas iniciativas ambientais, que conta ainda com programas como Sombra e Água viva (recuperação de nascentes) e o barco-escola Navegando com o Meio Ambiente.
“Como vencedores desse importante edital, fortalecemos a Associação como uma entidade alagoana ligada aos recursos hídricos, e que poderá se tornar uma agência de bacia. Isso nos trará experiência para trabalhar com outras regiões hidrográficas. Essa vitória também nos ajudará no amadurecimento para criar novos projetos para toda a região da bacia hidrográfica do Rio Coruripe” – comemorou o presidente Allan Pedrosa.
O Projeto Recor foi escolhido na categoria fixação de carbonos e emissões evitadas e contou com parceria da Usina Seresta e da Usina Coruripe para elaboração do projeto. Essas empresas serão ainda apoiadoras do projeto na sua fase de execução. A iniciativa contou ainda com carta de apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos no processo de concorrência do edital.