As chuvas virão acompanhadas de trovoadas.
Uma nova frente fria vinda do Estado da Bahia chegará a Sergipe nas próximas 24 horas. O novo sistema de escoamento frontal deve passar nas regiões sul, centro oeste e região central de Sergipe, além do alto Sertão sergipano, fronteira com a Bahia. Na capital devem ocorrer chuvas mais moderadas. A previsão é do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Segundo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, as chuvas virão acompanhadas de trovoadas com características de descargas elétricas e rajadas de vento. “São chuvas torrenciais e volumosas, que podem causas enchentes, enxurradas, raios, descargas elétricas, rajadas de vento e até mesmo granizo”, alerta.
De acordo coma Overland, o fenômeno é extraordinário por ser acima da média. “A média de chuva nessas regiões de Sergipe é 35 milímetros mensal. Nessas 24 horas vai chuver em torno de 150 a 180 milímetros. O fenômeno se dará, sobretudo, em Tobias Barreto, Riachão do Dantas e Poço Verde e decresce nos demais municípios”, afirma, lembrando que em abril deste ano choveu 280 milímetros em 24 horas.
Ele explica que em Riachão do Dantas, a atmosfera é auxiliada pelo relevo que apresenta altitude máxima de 600 metros. “A aceleração vento com a altitude contribui bastante para uma condensação rápida e congelamento em altos níveis”, explica.
O meteorologista da Semarh revela que o fenômeno da semana passada, quando choveu em quase todo o Estado, foi moderado. “O desta quinta-feira é sazonal, que pode acontecer mesmo em período de estiagem. Isso se deve a uma maior fluidez de correntes de ar nesse período”.
A causa
O ciclo climatológico se deve à passagem do La Niña, que ocorre sobre o pacífico, agora frio, favorecendo esse deslocamento de massas de forma mais rápida e trazendo esses escoamentos. A sua passagem é rápida pelas regiões dos estados por onde passa a frente fria.
Para o final de semana prolongado, a previsão do Centro de Meteorologia da Semarh é de tempo bom para os sergipanos e turistas.
por Agência Sergipe