Ações de desobstrução estão sendo realizadas.
A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) montaram mais uma grande operação para limpar a cidade após o temporal que castigou Maceió na última quinta-feira (28). Ações de desobstrução de galerias e canais já estão sendo realizadas em duas regiões da cidade. A primeira corresponde ao trecho compreendido entre a Praça Centenário, no Farol, e o Supermercado Extra, na Gruta; e o segundo é na Orla Marítima da capital, entre os bairros da Pajuçara e Mangabeiras.
Segundo o assessor especial de obras de drenagem da Seminfra, Esdras Maia, uma equipe com 80 agentes dos dois órgãos trabalha em ritmo acelerado para a desobstrução das galerias. “Foi uma chuva de grandes proporções e que trouxe muito lixo e areia para as galerias. Estamos trabalhando para dar uma resposta rápida, desobstruindo estes locais o mais rápido possível”, disse ele.
A Slum decidiu aumentar o número de agentes de limpeza nos principais canais da capital. É a primeira medida tomada pelo órgão para iniciar o trabalho de remoção de lixo e entulhos em vários pontos da cidade.
Desde as primeiras horas da sexta-feira, os canais considerados estratégicos, como o da Rua Marquês de Abrantes, no bairro do Bebedouro, já recebia equipes de limpeza e caminhões caçamba para o início da remoção de todo o acúmulo de lixo provocado quando chove torrencialmente, como aconteceu no dia 28.
Segundo o superintendente da Slum, Ernande Baracho, todo um planejamento já foi montado para que os principais canais recebam todos os serviços que forem necessários para evitar transbordamentos. “Com a quantidade de água que caiu na capital era inevitável que surgissem alagamentos. Já reforçamos a limpeza em várias regiões e estamos trabalhando forte para remover todo lixo, lama e entulho das vias públicas”, afirmou. Ernande Baracho fez questão de ressaltar a importância da população não jogar lixo nos canais da capital. “Infelizmente ainda encontramos todo tipo de entulho nos canais, o que só prejudica o trabalho de limpeza desses locais. Até carcaça de carro as equipes de limpeza já tiveram que retirar de um canal da cidade”, disse ele.
Eleições
A Slum já definiu o planejamento de limpeza da cidade, assim que acabar o processo eleitoral do próximo domingo. Mais de 200 agentes vão participar dos trabalhos, divididos pelas zonas eleitorais que reúnem a maior concentração de eleitores e, portanto, acabam apresentando uma maior quantidade de lixo em suas vias públicas.