Categorias: Política

Oito estados e Distrito Federal elegem governadores

Mais de 19 milhões de eleitores definem seus governantes.

R7

R7

Cerca de 19 milhões de eleitores voltam às urnas neste domingo (31) também para escolher governadores de oito Estados e do Distrito Federal. A indefinição do primeiro turno prevaleceu nas regiões Norte (Rondônia, Roraima, Pará e Amapá), Nordeste (Paraíba, Piauí e Alagoas) e Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal).

São 18 candidatos a governador que continuam no páreo. No Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) obteve 48,41% dos votos válidos, contra 31,50% da segunda colocada, Weslian Roriz (PSC), mulher de Joaquim Roriz. Alvo da Ficha Limpa, Roriz desistiu de sua candidatura após ser barrado e passou a disputa para as mãos da mulher.

Em Goiás, a disputa será entre o senador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-governador Iris Rezende (PMDB). Tanto Perillo quanto Rezende já governaram o Estado duas vezes cada um.

A eleição também se complicou no Pará. Ana Julia Carepa (PT), que perdeu apoio do PMDB, principal aliado petista no nível nacional, conseguiu obter 36,01% dos votos válidos no primeiro turno e vai disputar o segundo turno com Simão Jatene (PSDB), favorito com 48,96% do total de eleitores. Jatene é ex-governador paraense entre 2003 e 2006, e chegou a usar imagens de Lula durante a campanha.

Em Alagoas, o ex-presidente Fernando Collor (PTB) ficou de fora da disputa para governador, que também foi para segundo turno. Ronaldo Lessa (PDT) e Teotônio Vilela (PSDB) disputam a vaga. No primeiro turno eles tiveram 29,17% e 39,58% dos votos válidos respectivamente.

Em Rondônia, a disputa é entre Confucio Moura (PMDB) e o atual governador, João Cahulla (PPS).

No Amapá, a eleição foi uma das mais disputadas do país, com três candidatos em empate técnico durante quase toda a apuração. Ao final, Lucas Barreto (PTB), com 28,93%, e Camilo Capiberibe (PSB), com 28,71%, foram para o segundo turno. A disputa no Estado foi apertada e o terceiro colocado, Jorge Amanajás (PSDB), teve 28,21% dos votos.

Em Roraima, o segundo turno é disputado pelo deputado federal Neudo Campos (PP) e pelo atual governador José Anchieta Jr. (PSDB).

Na Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), volta a enfrentar o atual governador do Estado, José Maranhão (PMDB). O segundo turno no Piauí será disputado pelos candidatos do PSB, Wilson Martins, e do PSDB, Sílvio Mendes.