Categorias: Religião

Papa é recevido com ‘beijaço’ gay em Barcelona

Papa Bento 16 realizou uma missa na Sagrada Família neste domingo (7).

Reuters

Grupos homossexuais promoveram um beijaço nas ruas de Barcelona (à esq.) enquanto feministas também protestavam

Grupos homossexuais receberam neste domingo (7) o papa Bento 16 em Barcelona com um "beijaço" durante a passagem do veículo do pontífice pelas ruas de Ciudad Condal, a caminho do templo da Sagrada Família.

Entre os milhares de barceloneses que se concentraram para acompanhar a passagem do papa, se encontravam centenas de homossexuais que, além de protagonizar um beijo coletivo, gritaram "Fora!" e "Pedófilo!" para Bento 16. Sergi Díaz, um dos participantes do protesto, explicou as razões da manifestação.

– Estamos aqui para nos manifestar contra a visita do papa e fazer um apelo para a mudança de mentalidade, da instrução católica que mantém uma atitude contra nossos direitos a diferentes maneiras de amar.

Helena Coll, de 26 anos, também foi ao local para protestar. – As religiões falam de paz, de humanidade e de respeito, mas estes valores são discriminados.

Um grande grupo de militantes feministas também se manifestaram em Barcelona contra a visita do papa. Um manifesto do grupo lido na praça da Universidade colocou sua posição sobre a visita.

– Manifestamos nossa rejeição e nossa indignação pela chegada do sr. Ratzinger a nosso país e a nossa cidade. Não esperamos por ele nem damos a ele nossas boas-vindas. Sua presença é uma violência.

Feministas e membros de grupos de gays católicos, associações laicas e grupos anticlericais protestaram com cartazes contra a "estrutura machista e patriarcal da Igreja Católica".

Recentes