No sincretismo religioso, Nossa Senhora da Conceição é conhecida como Oxum, orixá que representa a "rainha das águas doces".
Os adeptos das religiões afro-brasileiras estão reunidos – nesta quarta-feira, 08 – na praia de Pajuçara para reverenciar Iemanjá. No sincretismo religioso, Nossa Senhora da Conceição é conhecida como Oxum, orixá que representa a "rainha das águas doces".
Para agradecer as graças alcançadas durante o ano de 2010, os filhos de santo saudam a orixá com batuques e dança. Além disso, barcos foram enfeitados com flores e imagens de Iemanjá para serem lançados ao mar como oferendas.
As homenagens que devem durar todo o dia estão sendo acompanhadas por dezenas de curiosos. O evento é uma realização da Articulação pela Cultura Popular e Afro Alagoana, formada pelos representantes de vários grupos.
Segundo Cristiano Barros, integrante da Articulação, a ocasião também agregam turistas e simpatizantes das religiões de matriz africana. “O dia 08 de dezembro foi escolhido pelos grupos alagoanos para homenagear aquela que é um dos orixás mais respeitados e populares.” afirma Cristiano.
Já para os adeptos da Igreja Católica, o dia é de homenagens a Nossa Senhora da Conceição. Os católicos participam durante toda a semana de missas e hoje realizam procissões em homenagem a santa.