Procissões ocorreram em diversos bairros de Maceió, como Jacintinho, Bebedouro e Levada, e em outros municípios alagoanos.
Procissões em diversos bairros de Maceió, como Jacintinho, Bebedouro e Levada, e em outros municípios alagoanos renderam homenagens a Nossa Senhora da Conceição nesta quarta-feira, 8 de dezembro, feriado dedicado à santa.
No encerramento da Festa da Padroeira da Paróquia Imaculada Conceição, no Jacintinho, centenas de pessoas mantiveram a tradição e, após a missa solene, participaram da procissão que ganhou as ruas do bairro na tarde de hoje.
A concentração aconteceu em frente à paróquia que recebe o nome da santa onde, nos últimos dias, foram celebradas missas com a participação de diversos grupos da comunidade católica.
Com o tema “Ó Mãe de Deus, Virgem Imaculada, abençoai o povo deodorense”, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Marechal Deodoro, também celebrou as festividades de sua padroeira, com uma procissão que percorreu as principais ruas históricas da cidade.
Em Penedo, uma procissão em homenagem a Nossa Senhora da Conceição percorreu as ruas do Centro da cidade e missas foram celebradas em várias paróquias do município.
A Imaculada Conceição é um dogma da Igreja católica, definido pelo papa Pio IX, na qual se afirma que a Virgem Maria foi preservada imune de toda mancha de pecado original por singular graça e privilégio de Deus onipotente.
Este é o primeiro dogma definido por um papa, cuja intervenção pôs fim a um longo período de controvérsias, surgidas em torno da dificuldade de conciliar o dado da presença do pecado original em todos os descendentes de Adão com o dado da isenção da mãe de Jesus de toda culpa.
No sincretismo religioso, Nossa Senhora da Conceição é conhecida também como Oxum, orixá que representa a "rainha das águas doces".