Categorias: Saúde

Vacina reduz casos de gripe A, revela Sesau

Em 2010 foram notificados 90 casos suspeitos.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) revela que os casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Influenza H1N1) em Alagoas tiveram grande redução, após a campanha de vacinação nacional realizada no primeiro semestre deste ano. Em 2010 foram notificados 90 casos suspeitos de Influenza A (H1N1), sendo desse total 23 foram confirmados e dois evoluíram a óbito. Mesmo com esse dado positivo, a Sesau orienta a população que mantenha os cuidados necessários para evitar uma possível contaminação da doença.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesau, em 2009 foram notificados 118 casos suspeitos e destes 41 foram confirmados para Influenza A (H1N1), 14 para Influenza sazonal e 63 descartados. Não houve óbito confirmado por Influenza A (H1N1).

Dados do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mostram que o declínio das notificações ocorreu em todo o Brasil, após a introdução da vacina. Em Alagoas, 1.307.352 pessoas foram vacinadas no período da campanha. A vacinação contra a Influenza A (H1N1) foi iniciada no dia 8 março de 2010, tendo como grupos prioritários as crianças menores de 2 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, trabalhadores de saúde, indígenas, adultos de 20 a 29 anos e 30 a 39 anos. Os pacientes que buscaram atendimento na rede foram os que realmente apresentavam fortes sintomas da gripe.

Segundo a técnica da Sesau, Claudeane Nascimento, dos grupos afetados o das gestantes foi o que desenvolveu a forma mais grave da doença, ocorrendo significativa redução dos casos, após a vacinação dos grupos. Do início da vacinação contra a gripe A até os dias atuais não há registro de nenhum novo caso da doença. A técnica explicou que, o declínio nos registros ocorreu em função da campanha de vacinação, que favoreceu a quebra da cadeia de transmissão da doença.

Mesmo com os casos sendo reduzidos, Claudeane afirmou que a secretaria continua monitorando e notificando os casos que ocorrem, bem como acompanhando a evolução do paciente. Os primeiros a serem vacinados em Alagoas foram os profissionais da saúde, que estavam na linha de frente nas unidades hospitalares. Em seguida, os demais grupos de riscos foram vacinados, como crianças, jovens e idosos.

A doença – A Síndrome Respiratória Aguda Grave, conhecida como gripe A H1N1, é uma doença respiratória que surgiu entre os porcos, provocada por um vírus influenza do tipo A, que ataca aves, suínos e humanos. E, até abril de 2009 havia contaminado 1500 pessoas em todo o mundo.
Pandemia – Em 24 abril de 2009, foi declarada a Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional – ESPII por Influenza A (H1N1) pela Organização Mundial de Saúde. Nesta primeira fase da pandemia, foram notificadas e monitoras todas as pessoas com Síndrome Gripal (sinais e sintomas de gripe). Em Alagoas, a doença se comportou com casos leves, sendo o primeiro caso identificado em maio de uma pessoa que procedia do México e que evoluiu para a cura.