As unidades serão reforçadas.
A Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) acaba de concluir o Plano de Segurança do sistema para os festejos natalinos e passagem de ano. A estratégia é fincada nas ações de inteligência e no reforço da segurança nas unidades e entorno do sistema penitenciário no Tabuleiro do Martins.
Equipes extras de agentes penitenciários irão reforçar o efetivo normal de cada unidade. Os agentes penitenciários que trabalham na segurança das atividades laborais também foram escalados para o serviço.
Nesse trabalho, explicou o diretor das Unidades Penitenciárias, Glauber Melo, é de vital importância a participação do Grupo de Ação Penitenciária (GAP) e do Grupo de Escolta de Reeducandos (GER). “Esses grupos – que são utilizados em ações de contenção e no transporte de presos – estarão de prontidão para um rápido emprego, se necessário”.
“Teremos também o apoio importante da Polícia Militar que fará rondas freqüentes na área externa, no entorno do sistema penitenciário”, concluiu Glauber Melo.
Inteligência – Para o intendente geral do Sistema Penitenciário, tenente coronel Carlos Luna, é importante destacar o trabalho da área de inteligência da Igesp que tem tido um papel importante na manutenção da tranqüilidade de todas as unidades.
“O trabalho de inteligência penitenciária é constante. A transferência de 41 presos para presídios federais, em outubro, e agora mais um reeducando levado para Campo Grande, é fruto do trabalho da nossa inteligência em conjunto com o Grupo de Combate às Ações Criminosas – O GECOC”, afirmou Carlos Luna.