Categorias: Brasil

Escola de samba é ameaçada por prestar homenagem a nordestinos

A escola registrou queixa.

De acordo com a matéria publicada no jornal Diário de S.Paulo deste domingo (26), a escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, de São Paulo, tem recebido constantes ameaças por e-mails pelo fato de ter definido como samba-enredo de 2011 uma homenagem aos imigrantes nordestinos: Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo, a capital do Nordeste é o título da música que a agremiação levará para a avenida no próximo ano. Sheila Mello (foto) é madrinha de bateria da Acadêmicos do Tucuruvi.

No entanto, o fato não agradou algumas pessoas, que passaram a enviar mensagens agressivas por e-mails. "Vocês deveriam ser proibidos de desfilar numa avenida da minha cidade um enredo nojento e racista desses", dizia uma das mensagens.

"São Paulo não é a capital do NE p… nenhuma. Nós paulistas e paulistanos iremos mobilizar e vocês vão desfilar com essa b… de samba-enredo que desrespeita o Estado que carrega esse lixo de País nas costas", diz outro e-mail.

Segundo a reportagem, a escola abriu um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e a polícia abriu um inquérito. Além disso, será pedida a quebra de sigilo de dados telemáticos, para que seja identificado o IP dos computadores que enviaram as mensagens à agremiação.

ascom