Categorias: Polícia

Militares terminam curso, mas não devem ser promovidos

O ofício foi protocolado já tem algum tempo.

A Associação dos Cabos e Soldados (ACS) de Alagoas encaminhou ofício ao comando geral da Polícia Militar cobrando o posicionamento e a promoção de todos policiais que concluíram o Curso de Formação Complementar de Praças (CFCP). Na manhã desta segunda-feira (28), 226 alunos de cabos e sargentos participaram da solenidade de formatura na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, que, curiosamente, não contou com a presença de nenhum representante do comando nem do governo do Estado.

O ofício foi protocolado já tem algum tempo. O presidente da entidade, cabo PM Wagner Simas Filho, tentava dialogar com o comandante para saber quais seriam os critérios adotados por ele na promoção dos militares. Até o momento, nenhuma resposta foi dada com relação ao pedido feito pela associação.

Ainda nesta semana, Simas avisa que vai procurar o setor responsável pela agenda do comando geral da PM para pedir celeridade nesta solicitação. Durante a solenidade desta manhã, o comentário entre os concluintes do CFCP era o de que as promoções não estariam garantidas. Vale ressaltar que o curso torna o militar apto para galgar nova graduação, mas não assegura o status. Dependerá de critérios como merecimento ou antiguidade, além da liberação do Estado.

Na opinião de Wagner Simas, a ausência do comandante Dário César Barros Cavalcante e de algum representante do governo é uma dica de que as promoções estão emperradas. “Soube que haverá promoção somente de alguns soldados para a graduação de cabo. Agora os cabos que concluíram o curso não devem ser promovidos a terceiro sargento”, especulou o presidente da ACS.