Categorias: Polícia

Bandidos roubam imagens sacras da igreja de Camurugi

O cadeado da igreja foi arrancado.

Cristina Santos Pita, da Sucursal

Cinco imagens sacras de valor histórico foram roubadas na madrugada desta terça-feira (28), da Igreja de Camurugi, localizada na zona rural, a 5 km do município de Taperoá, no baixo sul da Bahia.

O arrombamento do templo foi notado pela manhã, quando os funcionários responsáveis pela limpeza da igreja chegaram. Segundo o pároco Gilton Barbosa, o cadeado de uma das grades da igreja foi arrancado, e a porta de acesso ao interior do templo, arrombada.

A Igreja de Camurugi é uma das mais antigas da região, mas não é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assim como as imagens sacrossantas.
Foram levadas as imagens de Santa Luzia, Nossa Senhora d’Ajuda, Nossa Senhora da Saúde, São Sebastião e São Gonçalo.

Segundo o padre Gilton, o arrombamento deve ter acontecido entre as 22 horas de segunda-feira (26) e a madrugada de terça. “Até as 21 horas havia celebração na igreja, que estava cheia de fiéis. Depois, ela foi fechada, mas não conta com vigia ou qualquer tipo de segurança. Registramos o roubo na delegacia da cidade”, disse.

De acordo com o padre, as imagens têm mais de 300 anos e eram feitas de madeira, estavam com as pinturas originais e eram banhadas a ouro.

A Polícia Militar de Taperoá foi acionada e já iniciou as buscas pela região para tentar descobrir alguma pista que leve aos autores do crime. Esta é a segunda vez que a igreja é arrombada. A primeira foi em maio do ano passado, quando duas imagens foram levadas.