A maioria diz respeito às festas de São João.
Por Ana Laura Farias, do Blog de Jamildo
JCONILNE
Produtores culturais e músicos de Pernambuco vão passar o Réveillon sem o pagamento dos cachês. A maioria diz respeito às festas de São João e ao Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).
Um desses produtores é Ademir Alves, que participou de apresentações juninas no Sertão do Estado. Ele faz questão de dizer que, nesse caso, o erro não está na Fundarpe. "A Fundarpe já fez os empenhos. O problema agora está na Secretaria da Fazenda, que não liberou o pagamento".
O número de profissionais prejudicados pode chegar a dois mil, segundo o produtor. A estatal garante que esse número é menor que 350. Alega também que alguns produtores não receberam por problemas na entrega da documentação.
Ademir diz que o governador Eduardo Campos garantiu que os pagamentos sairiam até o fim deste ano, o que não ocorreu. "Em vinte e nove anos de prestação de serviços na área de cultura, nunca vi nada parecido ocorrer". No ano passado, o pagamento foi feito normalmente.
Ele não poupa nem mesmo os colegas de profissão. "Tem muito produtor covarde nesse Estado". Alguns artistas chegaram a se reunir na Fundarpe para fazer um protesto, mas desistiram. Eles seguiriam até o Palácio do Campo das Princesas.