Bolsa Família atende a 81 mil pessoas em Maceió, conforme secretário.
O prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), assinou – na manhã desta quinta-feira, dia 6 – a ordem de serviço para a construção da nova sede do Programa Bolsa Família, que irá atender a população maceioense. De acordo com Almeida, a nova sede vai reunir mais conforto e comodidade para a população.
Além da nova sede, a prefeitura entrega ainda 21 veículos para as Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e de Direitos Humanos (Semdisc). A solenidade ocorreu no Estacionamento do Jaraguá. Segundo o prefeito, são exemplos das ações que ainda devem ocorrer em 2011. “Teremos um dos melhores anos desta administração. Tenho certeza disto”, colocou.
Cícero Almeida destacou que tem uma “expectativa maravilhosa em relação a grandes obras na cidade de Maceió”. “Quem nos substituir vai encontrar uma cidade que teremos orgulho de morar nela. Apesar de 49% de inadimplência do IPTU, estamos fazendo muita coisa com os recursos próprios e ainda há emendas asseguradas”, colocou.
Almeida disse que a sede do Bolsa Família e a reforma de postos de saúde é uma resposta aos críticos, que questionam as políticos sociais da administração municipal. “É até importante, pois algumas vezes são críticas positivas, mas está ai o resultado do trabalho de uma equipe que pensa no bem”, frisou.
O prefeito relembrou ainda a crise vivida pela pasta quando foi estampado na mídia os assassinatos dos moradores de rua em Maceió. “Bastou uma declaração infeliz para que se estampasse a cidade em mídia nacional daquela forma. Cadê? Afora, não se fala mais em assassinato de morador de rua. A minha equipe está de parabéns. São dois meses e não se fala mais nisso. É importante que a imprensa veja também o que está sendo feito, os lados positivos”, destacou.
“Não há coisa melhor do que trabalhar e ter a consciência tranquila. Quero continuar presenteando a cidade com grandes obras”, salientou ainda o prefeito, em relação às denúncias de improbidade administrativa envolvendo a Prefeitura de Maceió.
De acordo com o secretário de Assistência Social de Maceió, Francisco Araújo, a nova sede tem uma importância fundamental nas metas da pasta. “Atualmente temos 81 mil pessoas atendidas pelo Bolsa Família. Nossa meta é chegar a 95 mil pessoas, com o apoio do governo Federal e com o trabalho que já vem sendo desenvolvido. Com esta nova sede, estará integradas as ações de Saúde, Educação e Assistência Social. Promovemos integração”.
A nova sede custa aos cofres públicos R$ 420 mil. De acordo com Almeida, o dinheiro já está em caixa aguardando o final da obra para ser repassado para o construtor.
Quanto ao futuro da administração municipal, Almeida não descartou novas mudanças no secretariado. O prefeito terá que fazer uma reposição na equipe. Há pastas que ainda aguardam titulares como é a Superintendência de Iluminação e a de Controle e Convívio Urbano. Nesta, o superintendente Ivã Vilela saiu da administração para assumir a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.
Almeida destaca que pretende realizar mudanças técnicas na Superintendência de Controle e Convívio Urbano (SMCCU). Por enquanto, a pasta está sendo comandada por Galvaci de Assis. Na Secretaria de Esporte e Lazer, Luciano Cabral assume o posto com a saída de Eduardo Canuto (PV), que assumiu o mandato de vereador por Maceió. Porém, pode ainda haver mudanças na pasta.