O primeiro passo é visitar o imóvel antes de locá-lo.
É durante o mês de janeiro até o carnaval que aumentam a procura pelos alugueis por temporada. Sol, praia e gente bonita este é o cenário ideal para curtir as férias. Dando continuidade as atividades do Procon Verão, o órgão dar dicas sobre os cuidados na hora da locação.
O primeiro passo é visitar o imóvel antes de locá-lo. Só assim vai ser possível verificar as condições físicas dos ambientes (estrutura do prédio), além dos acessos aos diversos tipos de comércio (padaria, mercado, farmácias…) e a distância real até a praia (no caso do litoral).
Cada detalhe deve ser visto de forma minuciosa. É importante que o locatário confira se as instalações elétricas, hidráulicas e se os eletroeletrônicos estão em bom estado de uso. Esta prevenção evita surpresas desagradáveis.
Nos casos em que não é possível realizar a visita, como os aluguéis pela internet, os interessados devem solicitar que sejam enviadas fotos recentes do imóvel e a distância real para as principais atrações turísticas da região.
CONTRATO
Caso o imóvel atenda as necessidades e expectativas do consumidor, deve formalizar o aluguel através do contrato, mesmo que a locação seja de uma semana apenas. No documento deve conter toda a especificação do ambiente, tais como: lista dos móveis e utensílios existentes, bem como o estado de conservação, as datas de entrada e saída, forma de pagamento e valor do aluguel.
O Procon/AL, órgão vinculado a Secretaria Estadual da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, adverte para que a locação seja caracterizada por temporária é necessário que o contrato do imóvel não seja superior a 90 dias. Nesta condição, o pagamento dos aluguéis pode ser exigido antecipadamente e de uma única vez.