Categorias: Justiça

Futuro corregedor do TJ recebido pela diretoria da OAB

Visita de cortesia ocorreu nesta manhã.

Ascom/OAB

Futuro corregedor do TJ recebido pela diretoria da OAB

A busca por parceria e colaboração da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) levou o desembargador James Magalhães de Medeiros, futuro Corregedor Geral de Justiça, a se reunir na manhã desta quarta-feira (12/01) com a diretoria da entidade. Ao ser recebido pelo presidente Omar Coêlho, o desembargador afirmou que em sua gestão, que terá início no próximo dia 2 de fevereiro, a Corregedoria estará de portas abertas para a OAB e para os advogados.

“Desejo que o diálogo seja uma constante nesses próximos dois anos de gestão à frente da Corregedoria. Só dessa forma conseguiremos atender a quem nos procurar”, afirmou o desembargador, que antes mesmo de tomar posse no cargo está cumprindo uma agenda de visitas a órgãos parceiros diretos e indiretos. O objetivo, segundo ele, é buscar sugestões para fazer o que denominou de “choque de gestão” à frente da Corregedoria, órgão do Judiciário responsável por orientar, disciplinar e fiscalizar a administração da Justiça.

Para o presidente Omar Coêlho, não há, por parte da OAB, objetivo de confronto com os magistrados fiscalizados pela Corregedoria. “Quando denunciamos ou representamos um juiz, por agir ao arrepio da lei, nossa intenção é ajudar a Corregedoria a aperfeiçoar o sistema”, afirmou. Segundo ele, é necessário que o futuro corregedor trabalhe para que as medidas tomadas pela Corregedoria resultem em ações efetivas.

“Não basta agir, é preciso que se efetivem as medidas. Casos recentes envolvendo magistrados com pedofilia, por exemplo, poderiam ter sido evitados se em 1997, um caso semelhante não tivesse ficado impune”, complementou.

Durante a reunião, o presidente Omar Coêlho fez questão de ressaltar o bom desempenho da gestão do desembargador José Carlos Malta à frente da Corregedoria de Justiça. “Todas as denúncias levadas pela OAB ao conhecimento da Corregedoria foram devidamente apuradas no âmbito de sua competência”, complementou.

O desembargador estava acompanhado dos assessores Klistenes Santos e Nilo Meireles, que assumirão a chefia de gabinete e a secretaria-geral da Corregedoria, respectivamente. Ele também comunicou que sua equipe será formada pelos juízes Ivan Brito, Kléver Loureiro, Antônio Emanuel Dória e Jamil Amil de Hollanda Ferreira.

Também participaram da reunião a vice-presidente da OAB/AL, Rachel Cabús, o tesoureiro Francisco Malaquias e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Augusto Galvão.