Salas são improvisadas.
Cone Freire – arquivo aquiacontece.com.br
Salas improvisadas no atual prédio onde alunos do Clementino do Monte estudam
O vereador por Penedo Josué Marques da Silva (PMDB) fez uma denúncia grave durante entrevista concedida nesta sexta-feira, 04, à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br). De acordo com o parlamentar conhecido como Bili Marques, a Secretaria Estadual de Educação não pagou um mês sequer do aluguel ao proprietário do imóvel onde a Escola Estadual Clementino do Monte funciona desde setembro de 2010.
De acordo com o parlamentar, a informação sobre o ‘calote’ foi passada pela professora Raildes Gonçalves, diretora da referida unidade de ensino que passa por processo de reforma por conta de problemas na estrutura do prédio. Segundo o vereador, Raildes Gonçalves lhe disse que chegou a ir até a Maceió para tentar uma audiência com o Secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, mas voltou decepcionada por não ter conseguido falar com Teófilo para relatar os problemas relacionados ao Clementino do Monte.
Com base nas informações da diretora, Bili Marques declarou que o dono do prédio que abriga precariamente (confira notícias relacionadas abaixo) a escola estadual tem cobrado de forma constante o pagamento do atraso das mensalidades. Ainda de acordo com as declarações do vereador, o fato é extremamente lamentável e reflete diretamente nos pais dos alunos que se sentem impotentes diante de tal situação.
O prédio da Escola Estadual Clementino do Monte já teve os serviços paralisados por duas vezes. Por não ter sido concluído o ano letivo correspondente a 2010 no início deste ano, estudantes não puderam pedir transferência para outras unidades de ensino onde pudessem desfrutar de um ambiente capaz de oferecer melhores acomodações.
No atual prédio onde os alunos do Clementino assistem as aulas, há uma constante reclamação relacionada a falta de condições para a interação necessária do ensino/aprendizagem, algo ocasionado pelo calor execessivo e espaço inadequado das salas improvisadas. No local arranjado para não prejudicar ainda mais a situação do ano escolar dos estudantes, até ao lado do banheiro alguns alunos têm assistido aula.
“Estaremos indo a Maceió na próxima semana para falar com o Secretário de Estado da Educação Rogério Teófilo para apelar a ele alguma solução para o problema que tem afligido não só os pais de alunos e os próprios discentes, mas toda a população que sente de perto o descaso do governo para com a nossa comunidade”, finalizou Bili Marques, que também levou a denúncia ao plenário da Câmara de Vereadores durante sessão realizada nesta quinta-feira, 03, quando houve a retomada dos trabalhos no Poder Legislativo.
por Rafael Medeiros