A obra descreve traços da geografia de Coruripe, da década de 1940, bem como costumes e modos de viver daquela época distante.
Coruripe recebeu nesta quarta-feira (23), o advogado e ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Hermann Assis Baeta, que lançou o livro de memórias "Os Fantasmas da Cidade". O evento aconteceu na Biblioteca Municipal Luiz Ramalho Reis.
A Secretaria Municipal de Cultura prestou homenagem ao filho da cidade natal. “Estamos lisonjeados em saber que Baeta retornou para fazer o lançamento de sua obra. É um registro histórico de suma importância para nosso acervo cultural”, destacou a secretária Thereza Beltrão.
A obra descreve traços da geografia de Coruripe, da década de 1940, bem como costumes e modos de viver daquela época distante. O autor escolheu como personagens pessoas diversas, mas representativas do referido período, para dar uma ideia de como se vivia ali. Foi utilizada a metodologia da escola latino-americana do realismo fantástico, que consiste na narrativa de fatos reais compatibilizados com fatos fictícios.
Homenagem
Na oportunidade, a vereadora Roberta Beltrão representou o legislativo, em homenagem ao advogado, com o projeto de Lei n° 02/2011, que denominou o nome da praça no bairro do Alto do Cruzeiro, Hermann Assis Baeta.
A secretária de Educação Jeannyne Beltrão representou o prefeito Marx Beltrão e anunciou que o nome da escola em tempo integral [que está em construção], levará o nome do jurista. “Espero que os alunos desfrutem da leitura do livro e a partir desse conhecimento possam surgir novos escritores e advogados”, frisou ela.
O livro foi prefaciado pela professora Katia Pinheiro, historiadora e autora do livro "José Saramago, História e Ficção no Memorial do Convento", e ilustrado por Ênio Lins.
A esposa do jurista, Ana Maria Baeta e familiares acompanharam as homenagens realizadas pela equipe da Cultura.
O livro foi lançado em Maceió no último dia 16.
O evento contou com diversas apresentações culturais, como as baianas das Barreiras, patrimônio vivo de Alagoas, dança de xaxado e o canto do Coro Vozes de Coruripe.
Baeta autografou alguns livros e outros foram doados à biblioteca municipal.
Participaram da solenidade a procuradora do município, Carla Beltrão, o chefe de gabinete, Gastão Lessa, secretários municipais e estudantes.