Secretaria aproximará bases comunitárias dos serviços de assistência social
Dona Solange Barros da Silva é moradora do bairro do Jacintinho e usuária dos serviços do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da comunidade. Seu filho, de 17 anos, presenciou cenas de violência no bairro onde moram. “Ele passou a noite sem dormir”, lembrou Solange.
Para ela, uma das alternativas para melhorar a qualidade de vida no local seria aumentar a segurança com ações que fortaleçam a cidadania da população. “A gente precisa de um trabalho articulado que possa saber as necessidades de quem mora aqui e atenda as nossas expectativas”, destacou.
A sugestão de Solange Barros será contemplada pelo Programa de Polícia Comunitária, que promoverá diversas ações que envolvem 12 secretarias estaduais, dentre elas a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), que vai colaborar na capacitação dos policiais militares sobre Direito Socioassistenciais da população de baixa renda.
“O processo de preparação desses militares é fundamental para que eles conheçam os serviços de assistência e possam encaminhar as pessoas da comunidade aos programas socais que tenham necessidade”, explicou a superintendente da Assistência Social da Seades, Aline Rodrigues.
As capacitações dos profissionais de segurança pública que vão atuar nas bases comunitárias acontecerão em seis reuniões a cada 15 dias, a partir de fevereiro, na Secretaria de Defesa Social e Ressocialização.
Dentro do Programa de Polícia Comunitária, a Seades fará, ainda, a articulação entre a base comunitária e os Cras, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). “Esta é uma ação intersetorial da área da Segurança Pública e da Assistência Social, que visa atender quem necessita de cidadania da melhor forma possível”, afirmou Rodrigues.
O Programa faz parte das ações previstas para o Plano de 100 dias do Governo do Estado e será coordenado pelo major PM Alexandre Ferreira. Além da Seades, outras secretarias participaram das ações do projeto. São elas: Cultura; Educação; Defesa Social e Ressocialização; Esporte, Lazer e Juventude; Gabinete Civil; Infraestrutura; Mulher e Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas; Trabalho e Emprego; Saúde.