Estudantes realizam protesto contra a violência e param sessão da Câmara de Santana
"Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente", foi com esse lema que estudantes secundaristas e universitários tomaram as ruas e protestaram contra a falta de segurança no município de Santana do Ipanema. O protesto contou com cerca de 150 alunos que se encaminhou até a Câmara de Vereadores na noite desta sexta-feira (1).
Membros do Diretório Acadêmico de C. Econômicas e C. Contábeis da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, do Conselho Superior da UNEAL e alunos das escolas da rede estadual Mileno Ferreira e Laura Chagas, apresentaram diversas reivindicações para os representantes do legislativo, entre elas a criação do Projeto de Lei que cria uma Guarda Municipal em Santana.
Além dos estudantes, membros da sociedade civil e representantes de classes, estiveram presentes e puderam apoiar o momento cívico dos alunos. O vice-prefeito do município, Edson Magalhães, que ao chegar ao local foi abordado pelos estudantes, disse que: "esse é um momento crítico em que vive o nosso município, e para isso, precisamos juntar as forças no combate a violência. Vocês podem contar comigo". O empresário e presidente da Associação Comercial de Santana do Ipanema, Josinaldo Soares, que nesta semana foi vítima de um assalto em um de seus empreendimentos, também esteve no local e prestou solidariedade aos manifestantes.
Reunião a portas fechadas
A comissão determinada pelos estudantes se reuniu, em sala reservada, com os edis por cerca de meia hora, a fim de chegarem a um acordo sobre a situação caótica em que se encontra o município. Logo após esse período um dos membros da comissão passou a situação para o restantes dos manifestantes, que já estavam impacientes pela demora.
De acordo com um dos líderes da manifestação, Pedro Augusto, os vereadores ficaram responsáveis para convocar uma reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública, além de deputados e o governador, para que os mesmos possam apresentar soluções para o problema.
"Nós conseguimos com os vereadores um documento em que mostram uma indicação feita no ano passado, para que seja implantada a Guarda Municipal em Santana. Vamos lutar para que isso não fique apenas no papel", disse o estudante.