Interrupção no funcionamente se deve, basicamente, à falta de manutenção adequada.
Mais um acidente registrado nesse fim suscitou questionamentos a respeito da eficiência dos semáforos instalados na capital alagoana. Semáforos desligados ou intermitentes podem ser observados nas principais vias da cidade, diariamente, contribuindo para complicar o trânsito já caótico da cidade, além de favorecer a ocorrência de acidentes.
No começo do ano, quando assumiu a pasta da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o superintende José Pinto de Luna confirmou a existência de irregularidades na forma como estavam sendo feitos os pagamentos para manutenção das lombadas eletrônicas e dos semáforos de Maceió. Segundo Luna, desde 2006 que a manutenção é paga por indenização, por não estar coberta por contrato.
Devido à irregularidade, Pinto de Luna determinou que todas as lombadas eletrônicas existentes em Maceió fossem desligadas. Já os semáforos, devido à sua importância na engenharia de trânsito, não puderam ser desligados.
No entanto, mesmo com a permanência do serviço de forma irregular, a falta de manutenção adequada nos semáforos, seu funcionamento acaba sendo afetado. Em contato com a assessoria da SMTT, a reportagem do Alagoas24horas foi informada que os desligamentos frequentes da sinalização se dá, basicamente, pela falta de manutenção nos sensores dos semáforos. Alguns semáforos estariam funcionando no limite da sua capacidade, uma vez que já deveriam ter sido trocados por novos equipamentos.
A assessoria informou, ainda, que uma nova licitação está em andamento para contratar uma empresa que dê assistência técnica aos semáforos. A Superintendência também revelou, por meio da sua assessoria, que a preocupação é grande com relação ao período chuvoso, uma vez que os equipamentos ficam mais suscetíveis a falhas após os sensores serem molhados.
A reportagem questionou, ainda, quantos semáforos existem em atividade na capital alagoana, e quais áreas mais críticas. A assessoria informou que realizaria o levantamento junto ao departamento responsável e entraria em contato com a reportagem para fornecer os dados.