Três projetos desenvolvidos em Coruripe foram selecionados
A saúde de Coruripe ganhou recentemente destaque internacional. A nutricionista Maria Risoneide Silva, integrante da Equipe de Saúde da Família (PSF) de Santa Terezinha, participou do Congresso Internacional de Nutrição, Alimentação e Dietética na Universidade Complutense de Madrid.
Três projetos desenvolvidos em Coruripe foram selecionados: Os Benefícios das Frutas e Concurso de Receitas Saudáveis, ambos realizados nas escolas municipais, e o Programa de Atenção à Saúde dos Idosos (Proasi), este último, além de publicado foi selecionado para ser exposto oralmente pela nutricionista.
“O Proasi por ser um trabalho que beneficia o idoso, gerando qualidade de vida a este segmento da população, foi escolhido entre os projetos para a exposição oral”, afirmou a nutricionista.
Foram escolhidos 250 trabalhos em todo o mundo, e para a exposição oral, apenas doze projetos foram selecionados para apresentação pela banca examinadora.
A nutricionista Risoneide Silva foi a única que representou o Brasil, sendo este um destaque para Coruripe. Para ela, essa vitória não teria sido alcançada sem o apoio da administração municipal.
“As dicas de alimentos saudáveis para o idoso é de suma importância para evitar doenças e melhorar a qualidade de vida. Recebi o apoio do prefeito Marx Beltrão e do secretário de Saúde, Djalma Brêda, que me ajudaram a divulgar as ações da saúde, se não fosse o intermédio deles, esse trabalho não teria sido apresentado”, comentou.
Receitas Saudáveis
O projeto teve como objetivo desenvolver nos estudantes da rede municipal de ensino o prazer por práticas alimentares saudáveis, conhecimento dos nutrientes das receitas criadas por cada participante, valorização da cultura alimentar regional e o gosto pela culinária.