Categorias: Justiça

MP instaura Inquérito para apurar mortes no HU

A instauração do inquérito, de responsabilidade da promotora Micheline dos Anjos, foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 11.

Por meio da Promotoria de Justiça do Idoso, o Ministério Público de Alagoas (MPE/AL) instaurou um Inquérito Civil para apurar as mortes de pacientes – ocorridas entre fevereiro e março deste ano – no Hospital Universitário (HU) motivadas por infecção causada pela bactéria Acinetábacter Baumanni, que estaria acometendo também pacientes do Hospital Geral do Estado (HGE).

A instauração do inquérito, de responsabilidade da promotora Micheline dos Anjos, foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 11.

De acordo com o texto publicado no DO, o Inquérito Civil foi instaurado para apurar os fatos e acompanhar as providências que teriam sido adotadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), que anunciou o encaminhamento de técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) ao HU e o acionamento da Comissão Interna de Infecção Hospitalar do HGE.

Na ocasião da divulgação das mortes, que levaram o HU a suspender a recepção de gestantes e bebês que necessitavam de internamento na UTI neonatal da unidade, a Sesau também informou que técnicos das Vigilâncias Sanitárias do Estado e do Município de Maceió realizariam inspeções nos dois hospitais.

Inicialmente, o MP irá realizar diligências para complementar as informações e enviar ofícios ao secretário de Saúde do Estado, Alexandre Toledo, solicitando informações, relatórios e documentos acerca das providências adotadas pela Sesau. Também serão enviados ofícios a direção do HU e do HGE, solicitando relatório acerca das providências adotadas para debelar os riscos de infecção pela bactéria.