Cerimônia, celebrada por Dom Orani Tempesta, reúne multidão no bairro.
O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, deu início por volta das 8h45 à missa de sétimo dia para as vítimas do massacre na escola Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. A cerimônia conta com a presença de várias autoridades, entre elas, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes.
"É uma mensagem de esperança, de confiança, de estar junto e olhar para frente, para o futuro. E fazer da cidade um lugar de justiça e prosperidade", disse o arcebispo, momentos antes de começar a missa.
Um dos primeiros a falar, o ator MIlton Gonçalves interrompeu um silêncio emocionado do público, que cantou junto o Hino Nacional.
Após a missa, acontecerá um ato ecumênico no mesmo palco montado para a cerimônia. Representantes de outras religiões passarão mensagens de solidariedade para o público presente. Está previsto ainda um helicóptero da Polícia Civil que vai jogar pétalas de rosas em homenagem às famílias atingidas.
Crianças voltaram a escola
Funcionários começaram a montar ainda no fim da tarde de terça-feira (12) o palco que será usado para a realização da missa. O dia foi de grande movimentação na escola municipal Tasso da Silveira. Pais e alunos voltaram ao local onde 12 crianças foram mortas para buscar o material que ficou nas salas.
Um grupo de crianças se reuniu na porta da escola para um abraço simbólico. Leonardo Gomes dos Santos, de 15 anos, Isabel Monteiro, de 16, eram dois dos que deram as mãos para rezar na frente do portão. "A gente deciciu vir porque foi um episódio muito triste", lembrou Leonardo. Isabel está organizando uma passeata pela paz, que deve percorrer as ruas do bairro, ainda sem data definida.