Categorias: Interior

População de União abandona casas temendo nova enxurrada

Na manhã desta quinta-feira, 5, a movimentação é intensa na periferia da cidade, principalmente no bairro Roberto Correia de Araújo, que é margeado pelo Rio Cana Brava.

Cassiano Frazão/Cortesia

Moradores do bairro Roberto Correia, abandonam casas temendo a cheia do Rio Cana Brava

A população de União dos Palmares, município a 83 quilômetros da capital alagoana, volta a enfrentar o temor de ver suas casas destruídas em decorrência das chuvas e da elevação do volume de água dos rios que cortam a cidade.

Na manhã desta quinta-feira, 5, a movimentação é intensa na periferia da cidade, principalmente no bairro Roberto Correia de Araújo, que é margeado pelo Rio Cana Brava.

As fortes chuvas que caem no estado de Pernambuco, que deixou dezenas de cidades ilhadas, também atingem alguns municípios do Vale do Mundaú, em Alagoas. A população de União, que ainda vive em abrigos montados pelo governo estadual, volta a enfrentar o drama de ficar desabrigada devido às chuvas.

Na manhã de hoje é possível observar inúmeros moradores tentando remover, em meio à água da chuva e do rio, móveis e objetos pessoais de suas residências. As pessoas seguem para o ginásio de esportes do bairro. Segundo informações da moradores da cidade, a chuva cai incessantemente desde a madrugada.

Na tragédia do ano passado, mais de 180 mil pessoas foram afetadas diretamente pelas chuvas em todo o Estado. Apenas em Alagoas, segundo dados da Defesa Civil Estadual, foram registradas 37 mortes.

Este ano, devido às chuvas que atingem o Litoral Norte do Estado, dez municípios se encontram em situação de emergência. Uma criança morreu soterrada e quase seis mil pessoas foram atingidas (desalojadas ou desabrigadas) pelas chuvas.