Memorial será erguido dentro do Estádio Rei Pelé; amanhã seleção enfrenta o Chile.
Na manhã desta sexta-feira, 13, a alagoana e jogadora de futebol Marta foi homenageada durante o lançamento da pedra fundamental do Memorial Rainha Marta, que será construído no Estádio Rei Pelé. Com isto, Alagoas une o rei e a rainha do futebol mundial em um único lugar. O projeto é do arquiteto Raul Cleto e será erguido pelo Governo do Estado.
De acordo com Cleto, é um memorial simples, que não é oneroso, “mas que está à altura da rainha do futebol”. Marta destacou o reconhecimento que sempre recebeu em Alagoas e salientou que a “homenagem especial é fruto do que a gente busca fazer pelo futebol feminino”. A jogadora ainda salientou que está “100% empenhada na tentativa de fazer a modalidade ganhar mais força no país”.
O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) frisou – durante o evento – que “Marta representa a ousadia e a coragem de uma menina pobre, que saiu da cidade sertaneja de Dois Riachos e ganhou o mundo, servindo de exemplo e admiração para muitos outros alagoanos”.
“Este memorial será construído, em cada tijolo, em cada gota de tinta, com muito amor”, colocou ainda. Vilela ainda comemorou os investimentos que já foram feitos no Estádio Rei Pelé, que o credenciou como possível centro de treinamento para uma seleção na Copa do Mundo de 2014.
Marta ressaltou que o reconhecimento que se faz é importante não só para ela, como para o futebol feminino brasileiro, que sofre por ainda não ter calendário. “Melhorou nos últimos anos devido às conquistas da seleção brasileira, mas ainda há uma diferença grande para como o futebol feminino é tratado no exterior. Eu joguei cinco anos na Suécia e lá é possível ver as meninas construírem suas carreiras e viverem se dedicando ao futebol. Aqui no Brasil ainda falta isto”.
De acordo com Marta, é preciso investimentos para que as jogadoras brasileiras possam continuar no país. Em relação ao jogo de amanhã, quando a seleção enfrenta o Chile, Marta disse que é a primeira vez que vai jogar com a seleção no Estádio Rei Pelé. “Isto me deixa muito ansiosa para o jogo de amanhã e faço um apelo para que a população compareça e possa ajudar trazendo 1 kg de alimento para as vítimas das enchentes. Jogar no Rei Pelé para mim é motivo de muita alegria”.