Câmara Municipal retorna às atividades no próximo dia 17.
Depois de participar de uma manifestação no dia de ontem, 14, juntamente com o Ministério Público, Procon e Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, o presidente da Comissão Especial de Investigação (CEI) dos Combustíveis, Théo Fortes (PTdoB), deve dar os primeiros passos – nesta semana que se inicia – para as oitivas.
De acordo com o presidente, a Câmara Municipal de Maceió tem dado todo o apoio logístico para o trabalho dos vereadores que compõem a CEI. O presidente do Legislativo municipal, Galba Novaes (PRB), salientou que – se necessário – pretende encaminhar um dos vereadores da CEI para Brasília (DF) na tentativa de nacionalizar o tema, ouvindo distribuidoras e representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Théo Fortes salientou que são diversos segmentos que precisam ser ouvidos e com celeridade. Ele ressaltou a importância de se ouvir os donos de postos de combustíveis em Maceió. “Que seja ouvido pelo menos um empresário de cada bandeira, as distribuidoras e os que fazem o transporte terrestre, já que um dos fatores que encarecem a gasolina é o frete, mas – no entanto – aqui em Alagoas, em Arapiraca temos um combustível mais barato que em Maceió”, por exemplo.
As oitivas devem ser definidas esta semana. A Comissão – segundo Fortes – trabalhará de forma paralela às sessões, sem prejudicar o andamento dos trabalhos da Câmara de Maceió. “A CEI vai buscar ser célere, respeitando o andamento dos trabalhos na Casa. No primeiro momento averiguamos os postos e entregamos um relatório ao MP e agora partimos para as oitivas”.
Fortes salientou a importância da mobilização da sociedade e dos demais órgãos que se envolveram na questão. Galba Novaes – por sua vez – ressalta que este é um precedente para mostrar que os poderes constituídos podem estar atentos para que qualquer tipo de preço abusivo que seja praticado em um item de primeira necessidade. A Câmara Municipal retorna ás atividades, no próximo dia 17.