Categorias: Maceió

Sucesso consolida Feira dos Municípios

Em 2012 evento será realizado em janeiro para atrair mais turistas

Ascom AMA

Feira de Municípios terá início no próximo dia 19

A Feira dos Municípios 2011 repetiu o sucesso e superou todas as expectativas- dos municípios e parceiros-. Uma organização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em parceria com o Instituto Brasileiro de Consultoria à Municípios (IBCOM), o evento consolidou o evento, nesta quinta edição ,como o maior do Nordeste.

Foram 91 estandes entre municípios e parceiros, que mostraram o que Alagoas tem de melhor. Considerada uma das melhores edições pelos expositores, a Feira garantiu geração de emprego e renda durante e pós o evento.

Além dos municípios presentes à Feira dos Municípios Alagoanos, várias empresas de prestação de serviço e consultorias participam de mais uma edição com boas oportunidades de negócios para um público superior a 50 mil pessoas.

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela ressaltou a importância da feira para o crescimento e desenvolvimento dos municípios. “na feira podemos encontrar a produção típica de cada pedacinho do estado. Essa geração de emprego e renda é importante para que municípios possam evoluir. Por isso a parceria com a AMA é tão importante”.

O coordenador do evento e presidente do Instituto Brasileiro de Consultoria a Municípios (IBCOM), Adilson Pereira, começou a comemorar cedo o evento que, segundo ele, foi “muito positivo e superou as expectativas”. Os números de vendas ainda não foram fechados, mas a estimativa inicial prevê negócios- para os municípios- superiores a 90 mil reais. Para os parceiros, a feira também não poderia ter sido melhor. Só um deles conseguiu lucrar R$ 1 milhão com a venda de tratores. O empresário Leoni Gomes, participou pela primeira vez e considerou seus resultados excelentes.

Além do artesanato e dos negócios, mais de trinta grupos folclóricos e bandas de fanfarras também mostraram a diversidade da arte alagoana. Para o secretário estadual de Cultura, Osvaldo Viégas , essa programação é importante para a valorização e preservação dos grupos . “É uma maneira do visitante conhecer a história através dos costumes e o folclore é a raiz, a essência da história ,” frisou.

A expectativa para 2012 é que a feira seja antecipada para janeiro para que os turistas possam participar do evento. O presidente da AMA, Abrahão Moura e o vice Palmery Neto, defendem a mudança. É a oportunidade que temos de apresentar a população nossas tradições e mostrar que não existe apenas o turismo de praia em Alagoas, mas o turismo do Quilombo, rios, matas e janeiro é o mês ideal para isso, complementam.

Os visitantes também aprovaram a organização do evento. “O que mais gostei foi do preço. Muita coisa boa, autêntica e por um preço acessível,disse Lúcia Bastos que levava para casa sacolas cheias com alguns itens comprados na feira.

A baiana Rita Brêda, de Feira de Santana, que está em Maceió participando de um congresso, também não saiu do evento de mãos vazias. “Achei excelente. Os stands estão lindos. Foi uma ótima oportunidade de conhecer Alagoas em um único lugar”, disse ela que comprou biscoitos e cachaça.
Para Adriana de Lima, que foi conferir a feira de perto, o evento contribuiu para o trabalho dela. “Faço bordados e aqui vi técnicas que nunca tinha visto. Aprendi muitas coisas. Foram muitas novidades. Agora seu que posso fazer outras coisas e que posso inovar”, comemora.