Violência contra a mulher na mira.
A Ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Iriny Lopes, lançou hoje, 27, pela manhã, o Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher.
O evento contou com a participação de vários representantes de organizações governamentais e não governamentais, movimentos sociais, sindicatos, coletivos de mulheres de partidos políticos, poder legislativo municipal, defensoria pública estadual, ministério público e poder judiciário.
Em seu discurso, a Ministra elogiou e apoiou a iniciativa do município em apresentar o Plano, “Maceió está dando um exemplo para o País, o plano municipal é fundamental, pois ele trabalha em cima da realidade encontrada em cada região”, afirmou.
Para ela, as parcerias são fundamentais para a execução das ações do Plano “O governo Federal tem seu plano de ação, mas o estado, município, ministério público, poder judiciário, legislativo, forças de segurança e a sociedade civil podem e devem colaborar para podermos superar os preconceitos e as desigualdades existentes” destaca.
O secretário Pedro Montenegro destacou que o Plano Municipal busca consolidar as ações dos três eixos de atuação, inspirados na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que são a Prevenção, Assistência e o Combate. “Precisamos fortalecer e ampliar a rede, que já existe em Maceió para podermos executar e avaliar as ações do plano”, conclui o secretário.