Categorias: Maceió

Município de Maceió prepara concurso público

Concurso é para vários cargos.

Assessoria

Reunião discutiu assuntos relativos a concurso público

O Município de Maceió está preparando concurso público para diversos cargos, seja por carência funcional ou por necessidade de atendimento a determinadas imposições legais.

Para isto, o prefeito Cícero Almeida publicou a portaria nº. 1.074, no último dia 9, constituindo comissão para a organização do concurso público e para representação do Município de Maceió em todos os atos relacionados ao procedimento. Ontem pela manhã, a comissão se reuniu com o secretário municipal da Administração, Sérgio Villela, para discutir a realização do concurso que está sendo proposto para fazer face às dificuldades de pessoal, decorrentes da desvinculação natural dos servidores com os serviço público.

“Carência funcional sempre será perene por diversos razões. Frequentemente, servidores se desvinculam por exoneração, demissão, falecimento, aposentadoria e até por cessões para outros órgãos. É uma constante. Por isso, a necessidade da deflagração da seleção como garantia mínima do suprimento das demandas da população”, destaca o secretário Sérgio Villela.

Para o presidente da comissão, procurador municipal Fernando Amorim, o sentido do concurso público é, sem sombra de dúvidas, benéfico para a consolidação do sentido de moralidade administrativa, tão em voga no âmbito do poder público, já que admite a seleção de candidatos mais aptos a desempenhar a função pública, seguindo os parâmetros de isonomia previstos constitucionalmente.

“A finalidade da Constituição é oferecer condições iguais de concorrência. Por isto, estaremos nos esforçando para manter a lisura e transparência da seleção, balizando, neste viés, a escolha da instituição que irá realizar o certame sob critérios de projeção e experiência comprovada”, destaca Amorim.

Durante a reunião, foram discutidos assuntos relacionados à organização do certame e o estabelecimento das metas e prioridades. O encontro foi finalizado com a entrega simbólica dos trabalhos, pelo secretário de Administração, ao presidente da comissão que, a partir de agora, ficará responsável, junto com os demais membros, pela condução do concurso. O Ministério Público Estadual e a Ordem dos Advogados do Brasil serão convidados também para acompanhar os procedimentos do concurso, em visita formal da comissão e do secretário de Administração aos representantes dos órgãos.