Categorias: Política

Prefeito diz que espera ‘fidelidade’ de Vilela

Almeida falou de assuntos polêmicos e escondeu o jogo sobre sua sucessão.

Amanda Dantas/Alagoas24horas

Nova sede da Junta Militar ficano Centro de Maceió

Na manhã de hoje (16), foi reaberta a Junta Militar após reforma para melhorias das instalações. A solenidade contou com a presença do prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), e do comandante do 59º BIMtz, tenente-coronel Frederico Pinto Sampaio. A Junta, que fica localizada Centro, atenderá aos jovens que atingirem a maioridade e precisam, por lei, apresentar-se para o alistamento.

Almeida relatou que a reforma do prédio é um compromisso da prefeitura e que, uma vez como prefeito e presidente da Junta, apenas cumpriu sua parte junto à sociedade, a grande beneficiada. Almeida anunciou ainda o desejo de implantar duas outras bases semelhantes nos bairros periféricos da região alta de Maceió. “Minha intenção é criar duas outras bases de menor porte no Benedito Bentes e no Clima Bom que são áreas de expansão da cidade” comentou o prefeito.

De acordo com o tenente-coronel, Pinto Sampaio, a base deverá realizar uma média de dez mil atendimentos por ano. Para Sampaio, a reabertura da Junta comprova a importância da aproximação com o governo municipal. “É importante que as coisas sejam conduzidas com a proximidade com que têm sido executada. A Junta servirá aos jovens e com as novas instalações o atendimento deverá ser mais ágil e humanizado”.

Transporte

O prefeito falou ainda sobre a licitação dos transportes na Câmara de Vereadores. Almeida também atacou a vereadora Heloísa Helena. Disse que é independente e que não precisa de ação judicial para tomar providências no município, referindo-se a um pronunciamento que a vereadora fez na manhã de ontem na Câmara afirmando que a licitação para o transporte público na cidade não saiu por desejo ou decisão da Prefeitura e sim por pressão do Judiciário.

“Dra. Fernanda (Promotora Fernanda Moreira) sabe da transparência com que tenho tratado esta questão. Não tenho comprometimento político com ninguém como um ‘certo rapaz’ andou dizendo na Câmara. Meu comprometimento político é com a sociedade. Não cometo ingerências no meu governo. Fizemos mais de cem novos corredores de ônibus, temos entre 18 e 20 corredores de transporte, readaptamos a Av. Fernandes Lima e melhoramos muitos acessos aos pontos mais críticos da cidade”, rebateu Almeida.

Lixo

Quanto ao ‘calcanhar de Aquiles’ da prefeitura – o lixo – Almeida disse que este assunto não irá manchar seu governo. De acordo com ele, mais de 200km de canais já foram limpos neste período chuvoso e um grupo de mais de 60 homens trabalham para manter a cidade limpa e evitar qualquer incidente maior durante o período chuvoso. “Nas grandes cidades são muitos os problemas registrados pela própria imprensa por causa das chuvas. Em Maceió, nenhum problema grave foi registrado até agora,” disse Almeida.

Racha

Perguntado pelo Alagoas 24horas , sobre rumores de um possível ‘racha’ com o Governo Estadual, Almeida foi categórico: “Não trabalho com rumores. O Governo do Estado não quis dividir conosco (Prefeitura) o orçamento para a realização dos festejos juninos. Nós esperávamos uma parceira que não aconteceu. Mas tudo bem, a festa está sendo realizada do mesmo jeito. Eu espero do governador uma atitude de gratidão pelo apoio político que eu dei a ele nas últimas eleições, abrindo mão até de alguns dos meus ideais, por que política é assim mesmo. Mas vou esperar a atitude dele. Quanto à parceria no âmbito administrativo, esta sim, continua a mesma. A prefeitura é sim parceira do Estado. Tanto que dividimos ideais semelhantes em aspectos fundamentais como um melhor tratamento para o servidor. Nos último dias avançaram de forma que os servidores aceitaram a proposta. Eu entendo que se eles aceitaram é por que estão satisfeitos com a proposta do Estado.

Articulação Política

Quanto à recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que favorece Almeida e seu grupo político. O prefeito confirmou que o partido Partido Social Democrático (PSD) só será homologado em 2013, e terá a presidência do deputado e ‘padrinho’ político de Almeida, João Lyra. Na decisão, o TSE entendeu que políticos que deixam seus partidos para aderir a uma nova legenda não cometem infidelidade partidária.

Almeida falou ainda sobre a possibilidade de Eduardo Bonfim assumir uma secretaria em seu governo. “Eu fiz o convite, mas ele ainda não respondeu. Por enquanto não tem nada confirmado,” relatou o prefeito que falou também ter ouvido falar que Ricardo Barbosa deve ir para o PT, mas que essa migração seria para a coligação da qual Almeida faz parte e que não tem ligação direta com seu governo.

Sucessão

Perguntado sobre a proximidade das eleições e sobre quem assumiria seu lugar, Almeida fez mistério: “Eu já tenho um nome para indicar, mas independente de quem assuma a cadeira tenho certeza de que apresentaremos alguém preparado. Hoje já temos dez partidos conosco, concluiu o prefeito que deixou escapar que provavelmente será alguém da atual equipe".