Ela teve insuficiência respiratória.
Com estado de saúde bastante agravado, a recém-nascida, de quatro meses, S.V.F.D., que estava internada no Hospital Regional de Arapiraca, a 128 km da Capital, chegou agora há pouco no Hospital Geral do Estado (HGE) e foi direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. Para isso uma ambulância foi buscá-la na Academia de Polícia, onde a aeronave fica para a interceptação da equipe médica do SAMU.
De acordo com o médico que fez o transporte da criança de Arapiraca para Maceió, Vicente Soares, a criança necessita urgente de ser internada em local adequado porque requer cuidados especiais; “ela apresentou insuficiência respiratória aguda e a UTI do HGE tem equipamentos e uma equipe capacitada para prestar todo atendimento necessário”, comentou. Já o médico Benício Bulhões acompanhou a criança numa ambulância, com a enfermeira, Ana Celícia Silvestre.
Com o transporte de hoje, o serviço Aeromédico do SAMU já realizou mais de 180 atendimentos, ou seja, foram salvas pessoas de todas as idades e muitos recém-nascidos. “O serviço aeromédico é utilizado, principalmente nos casos de extrema urgência de pacientes, seja de casos clínicos como o da recém-nascida, ou no transporte de pacientes vítimas de acidentes de automóveis”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo
Trote – Quem passa trote para os números de emergência 192 (SAMU) e o 193 (BOMEIROS) está cometendo crime e está sujeito a pena de 1 a 3 anos de reclusão e multa, conforme o artigo 266 do Código Penal Brasileiro.
Quando ligar para o SAMU – Os socorristas atendem, prioritariamente, as ocorrências de acidente de automóvel, moto ou bicicleta; ocorrências de tiros, facadas e espancamento; tentativa de suicídio; vítimas de problemas cardiorrespiratórios; casos de intoxicação; traumas; queimaduras; quadros graves de infecção; mulheres em trabalho de parto; crises de hipertensão; acidentes com produtos perigosos e também na transferência de pacientes de uma unidade hospitalar para outra, quando requer um cuidado especial, principalmente se ele estiver em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).