Categorias: Saúde

Coqueluche: Governo adota medidas para controlar surto

Possível surto ocorre no Sertão.

O surto de coqueluche em Jaramataia está controlado desde o início de junho. A coordenadora do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis, Claudeane Nascimento, da secretaria de Estado da Saúde, informou na tarde desta sexta-feira(01), que todas as medidas foram adotadas desde o surgimento do primeiro caso em março último. E, explicou que está aguardando o resultado do inquérito vacinal, para identificar os motivos que acarretaram o surgimento dos casos.

Segundo Claudeane Nascimentos, foram identificados 41 casos de coqueluche suspeitos, desse total 20 deram positivo. O primeiro paciente identificado com a doença foi uma criança de dez meses. Após receber a informação a coordenadora explicou, que uma equipe técnica foi ao município, onde fez o bloqueio vacinal seletivo com as vacinas Tetra e DTP. E, ainda, distribuiu 1200 comprimidos de eritromicina e 200 vidros de eritromicina suspensão, para tratamento de todos os casos suspeitos.

Ela informou ainda que, após todo o bloqueio montado e distribuição de medicamento, os técnicos continuaram fazendo o monitoramento, até o início de junho. Destacou que o trabalho realizado desde o surgimento do primeiro caso foi fundamental, para evitar que ocorresse disseminação para municípios vizinhos a Jaramataia.

A coordenadora finalizou dizendo que só terá conhecimento das causas que levaram o município a ter alguns casos de coqueluche, após o resultado do inquérito vacinal, que deve sair nos próximos dias.