Sesau divulgou números.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta os municípios, que não atingiram a meta, para reforçar a mobilização da campanha de vacinação contra paralisia infantil. De acordo com os dados do boletim do Programa Nacional de Imunização (PNI), dos 102 municípios alagoanos 36 ainda não atingiram a meta, que corresponde a 95%.
O objetivo da campanha é vacinar 276.467 crianças de zero a menores de cinco, mas até esta sexta-feira (1º), foram imunizadas 255.922, que corresponde a 92,52% da meta. A Campanha de Vacinação teve início no dia 13 de junho nos 102 municípios alagoanos e foi prorrogada até o dia 30 de junho para garantir maior número de imunizados.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, reforça a importância da campanha de vacinação contra a paralisia infantil como uma estratégia fundamental de promoção da saúde voltada para crianças de zero a menores de cinco. “Esta é uma ação de política pública que conta com o envolvimento das três esferas de governo: federal, estadual e municipal. E a Sesau não mediu esforços para apoiar os municípios com o objetivo de garantir a cobertura vacinal nos 102 municípios”, disse Toledo.
De acordo com a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, alguns municípios estão de recesso e vão voltar a imunizar na próxima semana e outros precisam consolidar os dados. “A cada momento, os números sobem e acredito que vamos conseguir atingir a meta”, declarou.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda. Para evitar que as crianças de zero a menores de cinco sejam infectadas pelo vírus da doença, todo ano é realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com os Estado e municípios a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil.
Este ano também está sendo realizada, a campanha de vacinação contra o sarampo, rubéola e caxumba. Até esta sexta-feira foram imunizadas 263.151 crianças de um a menores de sete anos, correspondendo a 78,55 da meta. A campanha contra o sarampo, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com o Ministério da Saúde e os 102 municípios vai até o dia 22 de julho. A meta da campanha é vacinar 335.015 crianças em Alagoas.
Sarampo – A campanha contra o sarampo foi antecipada em oito estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul) para manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus, uma vez que, neste momento, há surto da doença na Europa. Com a chegada das férias de julho, aumenta tanto o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil quanto a ida de brasileiros para o exterior.
O Ministério da Saúde utilizou três critérios para selecionar os oito estados que iniciaram a vacinação das crianças contra o sarampo no último sábado: maior fluxo turístico, densidade populacional e baixa cobertura da vacina tríplice viral nos últimos anos.