Ele faleceu em decorrência de insuficiência respiratória.
O fazendeiro João Alvino Malta Brandão Filho, o Joãozinho Malta, irmão da ex-primeira dama do País, Rosane Malta (ex-mulher do então presidente da República e atual senador Fernando Collor de Mello), faleceu às 16h15 desta sexta-feira, 1º de julho, na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
O fazendeiro estava internado desde à tarde de ontem (30) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa, em decorrência de insuficiência respiratória por embolia pulmonar.
A trajetória conturbada de Joãozinho Malta ganhou destaque na imprensa nacional na década de 90, por ele ser irmão da então primeira dama do País.
Em 1990, o fazendeiro foi acusado de atirar no então prefeito de Canapi. Três anos antes, pesava sobre ele a acusação de assassinar o genro do prefeito de Mata Grande, José Maurício Sobrinho.
Em 2007, o irmão da ex-primeira dama foi preso em sua fazenda, em Canapi por posse ilegal de arma de fogo. No local, a polícia encontrou cinco espingardas, dois revólveres, uma pistola, munições e uma pequena plantação de pés de maconha.