Categorias: Brasil

Dilma decreta luto de sete pela morte de Itamar Franco

Ele sofreu um AVC durante a noite.

A presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de sete dias, a partir deste sábado (2), em razão da morte do ex-presidente Itamar Franco. Em nota, a presidente afirmou que Itamar deixa uma trajetória exemplar de honradez pública.

Dilma chegou a oferecer o Palácio do Planalto para que o velório fosse realizado, mas a família do ex-presidente preferiu velar o corpo em Juiz de Fora, onde Itamar iniciou sua carreira política, e em Belo Horizonte.

O ex-ministro da Casa Civil na gestão de Itamar Franco, Henrique Hagreaves, afirmou ao R7 que a presidente Dilma comentou que gostaria de participar do velório em Juiz de Fora. A assessoria do Palácio do Planalto ainda não confirmou a informação.

De acordo com a assessoria de imprensa do senador, o corpo de Itamar partirá num voo às 7h30 deste domingo (3) do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O velório em Juiz de Fora terá início às 10h30.

Na segunda-feira (4), o corpo segue para Belo Horizonte, onde receberá as últimas homenagens no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro, antes de ser cremado, como era o desejo do ex-presidente, em uma cerimônia privada.

Itamar Franco estava internado em São Paulo, e, desde o dia 21 de maio, fazia tratamento contra a leucemia. No dia 27, foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Albert Einstein após contrair uma pneumonia grave. A assessoria do senador informou que ele teve um quadro de derrame e sofreu um AVC durante a noite.

Leia a íntegra da nota da presidente Dilma Rousseff:

"Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco. Dirigente do País em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos.

Dilma Rousseff
Presidente da República Federativa do Brasil"