Categorias: Meio Ambiente

Semarh indica diminuição de chuvas nos próximos dias

O tempo deve voltar a ter chuvas isoladas.

As chuvas que se mantiveram constantes durante esta terça-feira (12) em Alagoas devem diminuir nos próximos dias. De acordo com a previsão meteorológica da Sala de Alerta, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), nesta quarta-feira o estado volta a ter chuvas passageiras e isoladas para todas as regiões.

Para esta quarta-feira (13), a Diretoria de Meteorologia indica tempo parcialmente nublado em todo estado com chuvas isoladas no Baixo São Francisco e passageiras para as demais regiões. As temperaturas deverão permanecer com mínimas entre 20°C e 21°C e máximas entre 28°C e 30°C, com vento predominante de sudeste, de fraco a moderado.

Já para a quinta-feira (14), a previsão indica tempo parcialmente nublado para o Sertão e chuvas passageiras para Sertão do São Francisco e Agreste. Zona da Mata, Baixo São Francisco e Litoral deverão apresentar nebulosidade variável com chuvas isoladas. As temperaturas permanecerão dentro da média do dia anterior.

As chuvas que começaram na noite desta segunda-feira (11) foram significativas em todas as regiões do estado e causaram elevações dos níveis dos rios em diversas bacias hidrográficas. Os rios Mundaú, Paraíba e Jacuípe, estão com elevações visíveis, mas dentro dos limites normais de suporte nas calhas, pois as chuvas nas cabeceiras dos rios estão em menores intensidades e não oferecem perigo.
Mas é preciso estar atento, pois as chuvas estão até o momento distribuídas com intensidades de até 5mm/h em alguns pontos isolados ultrapassando esse valor, provocando escoamento de maneira elevado nas áreas de encostas, podendo ocasionar deslizamentos e quebra de barreiras acompanhado de alagamentos nas zonas urbanas com drenagens precárias.
Os níveis dos rios e o comportamento das chuvas das regiões das bacias hidrográficas dos rios Mundaú e Paraíba podem ser acompanhados pelo site da Agência Nacional de Águas (www.ana.gov.br/telemetria) em tempo real. Mais informações podem ser obtidas pelo perfil no Twitter @semarh_al.