Categorias: Religião

Boca da Mata celebra 77 anos da morte de “Padim Ciço”

A comemoração foi comandada pelo arcebispo de Penedo.

Edmilson Teixeira

Mais de 10 mil romeiros participaram do ato religioso

Pouco mais de 10 mil romeiros de toda parte de Alagoas, segundo os organizadores do evento, compareceram ontem (20), pela manhã na cidade de Boca da Mata, a fim de participar do aniversário de 77 anos da morte de Padre Cícero Romão Batista.

A comemoração foi comandada pelo arcebispo diocesano de Penedo, Dom Valério Breda, que emocionado ressaltou o prazer de celebrar mais uma vez essa festa religiosa; considerada para ele, como uma das maiores depois de Juazeiro do Norte, em se tratando de cidades nordestinas que prezam essa data para celebrar a morte do “Padre Ciço”.

“Sem sombra de dúvidas, Deus reservou Boca da Mata/AL, como o Juazeiro do Norte/CE, para que vocês que não têm condições de ir ao Ceará neste dia, possam prestar homenagem a seu protetor aqui mesmo em Alagoas”, disse Dom Valério.

“Há oito anos que venho com parte de minha família da cidade de Teotônio Vilela/AL, prestigiar essa festa grandiosa; quando totalmente me sinto no Juazeiro do Norte/CE. O ano passado, por exemplo, vim pagar uma promessa por uma moto que eu tinha comprado; já este ano, foi para pagar uma promessa por ter conseguido adquirir um carro zerado (uma Estrada), disse orgulhoso o feirante, José Cícero dos Santos, que trajado de roupa preta, assim como a sua avó, dona Josefa Laurindo, contabilizava a satisfação alcançada até hoje, das promessas obtidas junto ao seu protetor Padre Cícero.

Essa revelação fez parte de uma infinidade de promessas de romeiros que estavam presentes, vindos de toda parte do Estado; onde visivelmente predominava o traje de roupas pretas como símbolo religioso, e que mais de 40 ônibus se espalharam por todas as ruas da cidade, demonstrando que Boca da Mata sempre nesta data, se transforma na capital alagoana dos romeiros do “Padim Ciço”.

Para o prefeito José Tenório, a festa mais uma vez foi coroada de êxito, sobretudo porque a prefeitura se encarregou de montar uma super estrutura; dotada de palanques para serviço de som e para celebração da missa campal, postos de emergência e urgência com ambulâncias de prontidões; cordão de isolamento no tráfego da cidade, banheiros químicos, além de filmagem de câmeras em pontos estratégicos para medidas de segurança.

Recentes