Brêda foi, inclusive, o relator do processo que prevê a extinção das assessorias militares nos órgãos públicos, o que mesmo aprovado jamais foi posto em prática.
O advogado Paulo Brêda, que atualmente preside a Comissão Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, aceitou o convite do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e deverá assumir no final deste mês de julho a presidência do Conselho Estadual de Segurança, em substituição ao procurador da República aposentado, Delson Lyra.
Em 2010, o então conselheiro renunciou ao posto da OAB/AL, que passou a ser ocupado pelo advogado Marcelo Brabo. Brêda foi, inclusive, o relator do processo que prevê a extinção das assessorias militares nos órgãos públicos, o que mesmo aprovado jamais foi posto em prática.
Os integrantes da atual gestão do Conselho Estadual de Segurança foram duramente questionados por alguns segmentos. As vozes mais combativas puderam ser ouvidas sobretudo da tribuna da Assembleia Legislativa de Alagoas, a mesma casa cujos alguns integrantes foram denunciados e presos acusados de desviar cerca de R$ 300 milhões dos cofres públicos.
A data da posse de Brêda ainda será definida, conforme informou a assessoria de comunicação do Gabinete Civil.