O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) está concluindo o período de testes para dar início às atividades nos postos volantes para o recadastramento biométrico, instalados no prédio-sede do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), no Centro, e no fórum da Justiça Federal, na Serraria. Desembargadores, magistrados e centenas de servidores do Judiciário serão beneficiados com a iniciativa.
Atualmente, em Maceió, além da Central de Atendimento ao Eleitor, no Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro, situado na Avenida Fernandes Lima, Farol, e de um posto recém- instalado no bairro de Bebedouro (área da 3ª Zona Eleitoral), o TRE está atuando com um ônibus itinerante no Fórum Central de Maceió, no Barro Duro, na Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) e na Escola Estadual Cyro Accioly, beneficiando os portadores de necessidades especiais e deficiência visual.
Desde o dia 13 de junho, quando começou a revisão biométrica em Maceió, mais de 47 mil eleitores já foram contemplados com mais este serviço da Justiça Eleitoral, com uma média de 200 atendimentos por dia, o que representa 8,83% dos mais de 530 mil eleitores da Capital. Mas esse número varia muito. Na última sexta-feira, 12, quando foi encerrado o prazo para os eleitores nascidos no mês de janeiro, mais de 2.900 votantes foram atendidos em apenas um dia.
Trabalhos prosseguem em todo o Estado
Até a última segunda-feira (15), mais de onze mil alagoanos foram recadastrados em Alagoas. E os trabalhos prosseguem movimentando os cartórios eleitorais no interior e na Capital.
“A preocupação da Justiça eleitoral, neste momento, é que os eleitores não deixem o compromisso do recadastramento biométrico pra última hora. Queremos manter a normalidade no atendimento e evitar o acúmulo de pessoas em filas”, destacou o juiz Maurílio Ferraz, coordenador-substituto do fórum eleitoral de Maceió.